1 de janeiro de 2011



"vai, vai, vai... amar / vai, vai, vai... chorar / vai, vai, vai... sofrer". é o canto de ossanha lembrando que a gente perde muito tempo se anunciando, dizendo que faz e acontece, quando na verdade tudo que precisamos, ora, é viver.
pois é. mas, detalhe: não vive quem se economiza, quem quer felicidade parcelada em 24 vezes sem juros. aliás, ser feliz nem está em pauta. o que está em pauta é a busca, a caça incessante ao que nos é essencial: ter paixões e ter amigos. o grande patrimônio de qualquer ser humano, quer ele perceba isso ou não.
pra acumular esses bens, vinicius (de moraes) seguia um ritual: zerava-se. começava e terminava um casamento. começava e terminava outro. começava e terminava uma vida em paris, uma temporada em salvador. renovava seus votos a cada dia. se já não se sentia inteiro num amor ou num projeto, simples: ponto final. tudo isso, diga-se, a um custo emocional altíssimo. o simples nunca foi fácil (...).
entre sobreviver e viver há um precipício, e poucos encaram o salto. encerro esta crônica com dois versos que não são de vinicius, e sim de uma grande poeta chamada vera americano (...). não te acorrentes / ao que não vai voltar, diz ela, provocando ao mesmo tempo nosso desejo e nosso medo. medo que costuma nos paralisar diante da decisão crucial : viver / ou deixar para mais tarde.
o poeta espalmaria sua mão direita nas nossas costas (a outra estaria segurando o copo) e diria: vai."

quer dia melhor para seguir o segredo da felicidade do vinicius e zerar-se do que no dia 1-1-11?
trouxe esse texto aqui para que talvez inpire alguns, tomara!

> vai viver!

obrigada à todas as pessoas lindas que começaram esse belo e ímpar ano comigo! amooooo! e obrigada à ingrid que me deu este livro de natal: "doidas e santas", de martha medeiros, do qual copiei o trecho acima. ;)

Um comentário:

Princess Deluxxe disse...

essa música tem uma vibe incrível, né? e esse livro da Martha tb é massa! ela tb é das que vivem intensamente.
começou bem 2011!
tudo de bom!

beijinhoss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...