24 de fevereiro de 2010


fiz essa interferência sobre foto para ilustrar o poema o corvo do escritor que gosto muito: edgar allan poe! acho ele um dos maiores potenciais da literatura para inspirar o tipo de arte que gosto.
.
segue abaixo alguns trechos do poema, traduzido por fernando pessoa:

"numa meia-noite agreste, quando eu lia, lento e triste,
vagos curiosos tomos de ciências ancestrais,
eu já quase adormecia, ouvi o que parecia
o som de alguém que batia levemente a meus umbrais.
'uma visita', eu me disse, 'está batendo a meus umbrais.
é só isto, e nada mais.'
...

a treva enorme fitando, fiquei perdido receando,
dúbio e tais sonhos sonhando que os ninguém sonhou iguais.
mas a noite era infinita, a paz profunda e maldita,
e a única palavra dita foi um nome cheio de ais -
eu o disse o nome dela, e o eco disse os meus ais,
isto só e nada mais.

...

fez-se então o ar mais denso, como cheio dum incenso
que anjos dessem, cujos leves passos soam musicais.
'maldito', a mim disse 'deu-te deus, por anjos concedeu-te
o esquecimento; valeu-te. toma-o, esquece, com teus ais,
o nome da que não esqueces, e que faz esses teus ais!'
disse o corvo, 'nunca mais'.

...

'profeta', disse eu, 'profeta - ou demônio ou ave preta! -
pelo deus ante que ambos somos fracos e mortais,
dize a esta alma estristecida, se no éden de outra vida,
verá essa hoje perdida entre hostes celestiais,
essa cujo nome sabem as hostes celestiais!'
disse o corvo, 'nunca mais'.

'que esse grito nos aparte, ave ou diabo', eu disse. 'parte!
torna à noite e à tempestade! torna às trevas infernais!
não deixes pena que ateste a mentira que disseste!
minha solidão me reste! tira-te de meus umbrais!'
dise o corvo, ' nunca mais'.

e o corvo, na noite infinda, está ainda, está ainda,
no alvo busto de atena que há por sobre os meus umbrais.
seu olhar tem a medonha dor de um demônio que sonha,
e a luz lança-lhe a tristonha sombra no chão mais e mais.
e a minh'alma dessa sombra que no chão há de mais e mais,
libertar-se á... nunca mais!"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...